Pular para o conteúdo principal

Sobre perdão

Às vezes imagino o coração como uma garrafa vazia e que preenchemos ele ao longo da nossa vida. Colocamos pessoas, momentos, sentimentos bons ou ruins... E eu imagino que dentro dessa garrafa existem compartimentos para cada pessoa que está ali e quando nos magoamos imagino a água entrando nesse compartimento e minando tudo.
Um papel que se molha, mesmo não sendo destruído, ele nunca mais voltará a ser como antes. Você pode amadurecer após essa mágoa, você pode se destruir emocionalmente, a escolha sobre como usará esse sentimento será somente sua. Pensamos que a mágoa fere mais o outro, mas não, a mágoa afeta mais ainda quem a sente. Você acorda e olha para aquela que está ao seu lado, ela abre os olhos e sorri pra você e sequer imagina que dentro de ti existe o amor e a água que minou a inocência de tudo.
Ela te olha, mas não passa pela cabeça dela que todos os dias no seu olhar passa aquela nuvem breve e escura de mágoa. Aprendi a me respeitar, a esperar o meu tempo emocional e a não me culpar por não me sentir livre tão rapidamente de sentimentos ruins. Não nos curamos rapidamente de uma gripe, de uma dor de barriga, de um braço quebrado. As doenças da alma também não se curam em 15min ou 1h. A única regra é sentar todos os dias e refletir sobre aquele sentimento, entender se mesmo depois de tudo ele tem razão de ainda estar ali, notar se todos os dias existe alimento para ele ainda estar vivo.
Sentimentos que perdoamos quando lembramos daquilo que nos feriu, olhamos para aquela pessoa que nos machucou e mesmo assim nos sentimos mais livres e mais leves. Estamos curados. Quando sentimos essa liberdade, não existe motivo para reviver aqueles momentos tão amargos que talvez te fez uma pessoa melhor, te fez crescer, te fez ser mais humilde ou te fez se enxergar de forma profunda.
Da mágoa que ainda não está curada de dentro de mim eu levarei meu amadurecimento espiritual, levarei a certeza de que a vida acontece dentro de nós. Vivemos o interno para depois viver o externo. O abandono interno é triste, destrutivo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acredite na sua intuição

Existe aquela frase “As pessoas mentem, mas a energia delas não” isso é verdade demais. Quantas vezes nesse ano eu fui abraçada e “acolhida” por pessoas que me chamavam de “amiga” e por trás de um belo sorriso existia uma facada enorme nas minhas costas e mesmo que eu tentasse na minha inocência acreditar naquele sorriso, o meu espírito me dizia “Não é verdade. Cuidado!”, quantas pessoas que me amam de verdade me alertaram e eu neguei. No fundo, bem lá no fundo, o seu espírito sente quem é seu amigo, o seu espírito reconhece o outro ser que é de verdade em relação a você. Nunca duvide. Eu senti que quem ama erra e senti mais forte ainda que quem ama também se vinga e também sofre em silêncio. E não importa o que você fez ao longo da caminhada, às vezes, não é o suficiente. E você se pergunta “O que é suficiente para o ser humano?” Eu senti que existem sim sentimentos maiores que o amor, a mágoa. E a mágoa faz você ter atitudes muito mais fortes que o amor e que se antes existia am